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Biblioteca Olavo Bilac

O autor homenageado que deu nome a Biblioteca do Colégio Militar de Brasília é Olavo Bilac (Olavo Braz Martins dos Guimarães Bilac), jornalista, poeta, inspetor de ensino, nasceu no Rio de Janeiro, em 16 de dezembro de 1865. Um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras e o autor da letra do Hino à Bandeira. Possui lugar de destaque na literatura brasileira, como dos mais típicos e perfeitos dentro do Parnasianismo brasileiro.

A Biblioteca escolar é um espaço de aprendizagem no qual incentiva o aluno a pensar, refletir, questionar e descobrir um mundo cheio de encantamentos por meio dos livros. A biblioteca constitui-se em um valioso instrumento no processo de letramento do educando e elemento primordial quando se trata da formação de leitores.

A Biblioteca Olavo Bilac dispõem de amplo espaço de aprendizagem com um acervo diversificado, oferece serviços de empréstimos de livros, acesso à internet, e oferece locais para estudo em grupo e individual.

 

NORMAS DA BIBLIOTECA

1. DISPOSIÇÕES GERAIS

 

1.1. HORÁRIO DE ATENDIMENTO

A Biblioteca do CMB está aberta ao público nos seguintes dias e horários:                                                                                                                 

  • De segunda à sexta-feira, das 7h15 às 12h e de 13h às 17h.

1.2. CADASTRO

Podem cadastrar-se na Biblioteca:

  • Discentes matriculados regularmente no CMB;
  • Docentes, militares e servidores civis do CMB.

O processo requer preenchimento da ficha de Cadastro de Usuário e entrega de 01 (uma) fotos 3x4. A renovação do cadastro deve ser realizada no início de cada ano letivo.

 

2. SERVIÇO DE EMPRÉSTIMO, RENOVAÇÃO E RESERVAS

2.1. DOCENTES E FUNCIONÁRIOS

  • Aos docentes, militares e servidores civis (não docentes) é permitido o empréstimo de até 05 (cinco) materiais bibliográficos pelo prazo de trinta dias corridos.

2.2. DISCENTES

  • Aos discentes é permitido o empréstimo de até 03 (três) materiais bibliográficos pelo prazo de sete dias corridos.

2.3. PÚBLICO EXTERNO

  • Aos visitantes do colégio, bem como pais ou ex-alunos, é permitido o uso somente com autorização do Chefe da Divisão de Ensino, não sendo autorizado o empréstimo domiciliar.

2.4. RENOVAÇÃO DE EMPRÉSTIMO

São permitidas até 03 (três) renovações do material bibliográfico emprestado, dentro das seguintes condições:

  • A renovação deverá ser feita na Biblioteca até o dia do vencimento do prazo; ou seja, o material não poderá estar com prazo de devolução vencido;
  • É permitida a renovação, caso não haja reserva do material por outro usuário.

2.5 RESERVAS DE TÍTULOS

  • A reserva é realizada somente na Biblioteca;
  • Somente é realizada a reserva de um título quando não há exemplar disponível para empréstimo no acervo; ou seja, quando todos os exemplares do livro estão emprestados;
  • O material reservado fica à disposição do solicitante pelo prazo de 24 horas, a partir da comunicação de disponibilidade feita ao usuário cadastrado. Não sendo retirado o exemplar nesse prazo, será disponibilizado na lista de reservas.

 

3. CONSULTA NO LOCAL E USO DOS COMPUTADORES

3.1. CONSULTA LOCAL

Materiais de consulta local, como obras de referência (dicionários, enciclopédias e atlas), jornais e periódicos do mês corrente, estão disponíveis apenas para consulta na Biblioteca e acesso ao serviço de fotocópias no CMB.

3.2. USO DOS COMPUTADORES DA BIBLIOTECA

  • O tempo máximo de acesso é de 02 (duas) horas, destinado exclusivamente à pesquisa escolar e à elaboração de trabalhos;
  • Não é permitido acessar conteúdo impróprio, jogos eletrônicos, redes sociais ou sites sem cunho escolar;
  • Uso exclusivo de discentes: período matutino (Nível Fundamental) e período vespertino (Nível Médio).

 

4. NORMAS DE CONDUTA

4.1. RESPONSABILIDADE PELO ACERVO

  • Não é permitida a fotocópia (xerox) integral de livros ou revistas da Biblioteca, em respeito às normas dos Direitos Autorais;
  • O usuário é diretamente responsável pelo material bibliográfico retirado da Biblioteca em seu nome (cautela/empréstimo), não podendo emprestá-lo a terceiros;
  • No caso de perda ou dano à obra, o usuário é obrigado a repor à Biblioteca outro exemplar da mesma publicação e edição mais atualizada no mercado;
  • A não devolução do material emprestado, no prazo estipulado, implica na penalidade de suspensão do empréstimo por 01 (um) dia, a cada dia de atraso;
  • O usuário que for surpreendido levando material bibliográfico irregularmente, ou ainda aquele que danificar a obra retirada por empréstimo (arrancando páginas ou etiquetas de identificação do livro, ou fazendo anotações), entre outros, estará sujeito à suspensão do empréstimo domiciliar por um trimestre, sendo a falta comunicada à Chefia da Divisão de Ensino e ao Comandante da respectiva Companhia de Alunos.

 

4.2. NÃO É PERMITIDO

  • Entrada de alimentos e bebidas em geral;
  • Uso de som em aparelhos eletrônicos sem o fone de ouvido (Ex.: mp3, rádios, notebooks e telefones celulares);
  • Recolocar os livros nas estantes;
  • Realizar trabalhos artísticos com tinta, isopor, entre outros sem autorização dos funcionários da biblioteca.

4.3 COMPORTAMENTO

É fundamental levar-se em conta algumas normas e regras básicas:

  • Atenção ao barulho! É preciso cuidado e atenção para não falar alto e perturbar outros alunos leitores. Os usuários devem preservar o ambiente propício ao estudo;
  • Falar ao celular não combina com a Biblioteca – se houver algo urgente a tratar, utilize as áreas externas para receber uma ligação ou fazê-la, sempre respeitando o ambiente;
  • A Biblioteca é um espaço para estudo e pesquisa, não sendo permitido conversas paralelas, jogos ou trânsito com objetivo diverso ao estabelecido nas normas do local;
  • O usuário que insistir em contrariar as normas preestabelecidas será convidado a se retirar do ambiente.

 

5. DISPOSIÇÕES FINAIS

  • O usuário que se portar com falta de civilidade, decoro ou infringir quaisquer normas da Biblioteca receberá advertência verbal e registro de Fato Observado (FO).
  • As dúvidas surgidas na aplicação deste manual serão resolvidas pela Chefia da Biblioteca.
  • Este regulamento entra em vigor após aprovação do Comando da Escola, respeitando-se as formalidades legais, revogando-se as disposições em contrário.

 

 

 

→ Consulta ao Acervo:

https://consultaredebie.decex.eb.mil.br/pergamum/biblioteca/index.php

→ Informações Gerais:

Segue, em anexo as Norma da Biblioteca.

 

→ EBConhecer

http://ebconhecer.eb.mil.br/

 

→ OBRAS DO PAS/UNB

Subprograma 2018-2020

1) Apologia de Sócrates, de Platão;

Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=2296

 

2) Carta a Meneceu, de Epicuro;

Disponível em: https://fernandonogueiracosta.files.wordpress.com/2015/01/epicuro-carta-sobre-a-felicidade.pdf

 

3) A advogada que viu Deus, o Diabo e depois voltou para a Terra, do grupo de teatro G7;

Disponível em: https://www.professorjailton.com.br/novo/biblioteca/a_advogada_que_viu_deus_o_diabo_e_depois_voltou_para_a_terra.pdf

 

4) Poema - Oração dos desesperados, de Sérgio Vaz;

Disponível em: https://www.recantodasletras.com.br/analise-de-obras/6296159

5) Artigo 5º da Constituição da República Federativa do Brasil de 1988;

Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm

 

6) Este mundo da injustiça globalizada, de José Saramago;

Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=2913

 

7) O velho da horta, de Gil Vicente;

Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=16651

 

8) Poemas selecionados, de Gregório de Matos;

Disponível em: http://www.cespe.unb.br/interacao/Poemas_Selecionados_%20Gregorio_de_Matos.pdf

 

9) Aliança no fundo do mar, de Carlos Fioravanti, publicado na Revista FAPESP, edição 258, de agosto de 2017;

Disponível em: https://revistapesquisa.fapesp.br/2017/08/18/alianca-no-fundo-do-mar/

 

10) Combate à terra seca, de Yuri Vasconcelos, publicado na Revista FAPESP, edição 248, de outubro de 2016;

Disponível em: https://revistapesquisa.fapesp.br/2016/10/20/combate-a-terra-seca/

 

11) La mujer sin miedo, de Eduardo Galeano;

Disponível em: http://cosecharoja.org/eduardo-galeano-y-la-mujer-sin-miedo/

 

12) Ifigênia em Áulis, de Eurípides;

Disponível em: https://www.professorjailton.com.br/novo/biblioteca/ifigenia.pdf

 

13) Entrevista com Maria Teresa, ex-escrava — feita em 1973 por Antônio José do Espírito Santo e apresentada na revista Geledés, em dezembro de 2014;

Disponível em: https://jornalggn.com.br/historia/entrevista-com-maria-teresa-ex-escrava-em-1973/

 

14) O risco da história única, de Chimamanda Adichie;

Disponível em: https://www.ted.com/talks/chimamanda_ngozi_adichie_the_danger_of_a_single_story/transcript?language=pt

 

16) O povo brasileiro (parte I): a matriz Tupi, de Isa G. Ferraz;

Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=rQOPdiEdX24

 

17) Atlântico negro – na rota dos Orixás, de Renato Barbieri;

Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Luz2e-X9mgE

 

18) A rota do escravo: a alma da resistência — documentário produzido pela Unesco;

Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=HbreAbZhN4Q

 

19) Alta ansiedade, a matemática do caos — documentário da BBC, de David Malone & Mark Tanner;

Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=PCnxd9wX91c

 

20) Aos olhos de uma criança — videoclipe da canção de Emicida que integra a trilha sonora de O menino e o mundo;

Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=cpOb3db_Xuc

 

21) Susana e os anciãos, de Artemísia Gentileschi;

Disponível em: https://artrianon.com/2016/11/25/obras-inquietas-09-susana-e-os-ancioes-1610-artemisia-gentileschi/

 

22) Escola de Atenas, de Rafael Sanzio;

Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=gBtmYf4bWoA

 

23) Discóbolo, de Míron;

Disponível em: http://www.uel.br/cefe/portal/pages/discobolo-de-miron.php

 

24) Nefertiti, de autor desconhecido;

Disponível em: http://museuegipcioerosacruz.org.br/nefertiti/

 

25) Estruturas Poliédricas, de Maurits Escher;

 

26) Estruturas Tridimensionais, do Mestre Didi;

 

27) Teatro Nacional Cláudio Santoro, edifício de Oscar Niemeyer, em Brasília;

Disponível em: http://www.cultura.df.gov.br/teatro-nacional-claudio-santoro/

 

28) Pirâmides Astecas, no México;

 

29) Pirâmides Egípcias;

 

30) Catedral de Notre-Dame de Reims (século XII, França);

Disponível em: https://www.pariscityvision.com/pt/franca/champagne/catedral-reims

 

 

Músicas 

1) Meu cupido é gari, de Marília Mendonça;

Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=cUsYWdJzmeM

 

2) O causo do Angelino e Tristeza do Jeca, na versão de Paulo Freire e Inezita Barroso;

Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=BZ07z1Ku9rQ

 

3) Festa do Divino de Pirenópolis;

Disponível em: https://www.youtube.com/playlist?list=PL297F88DC6BA06E39

 

4) Spiritus Sanctus Vivificans Vita, de Hildegard von Bingen;

Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=LJEfyZSvg5c

 

5) Ópera L’Orfeo, de Claudio Monteverdi;

Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=0mD16EVxNOM

 

6) Cânone em Ré maior, de Johann Pachelbel.

Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=vMYxtiHvFz8

 

7) Brasiliana, de Cláudio Santoro;

Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=my37Y76xSI0

 

8) Zero, de Liniker e os Caramelows;

Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=KDErhVB4sf4

 

9) Chuva, de Jaloo;

Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=VBcZgimFXVc

 

10) Bachianas Brasileiras n.º 5, de Villa-Lobos ;

Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=0mnHoXkhkzw

 

11) Samba House, do grupo Patubatê;

Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=WFZ638_Eotw

 

12) Bumba-meu-boi, de Seu Teodoro.

Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=36_tg4wInuw

 

                            

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

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